Festival de Ópera no Passeio Público tem entrada gratuita


Seguindo o modelo de oportunizar a apreciação de obras operísticas, o VI Festival de Ópera do Paraná tem as suas entradas gratuitas e os portões dos locais ficam abertos uma hora antes da programação dos eventos. Em 2017, mais de 20 mil pessoas participaram dos eventos. Em 2021, a programação será em um formato que colabora com as medidas de distanciamento e sem aglomeração. 

Após a falta da edição em 2020, a sexta edição do Festival de Ópera do Paraná trará grandes produções de óperas célebres apresentadas de uma forma diferente. O público é convidado a se sentar em bancos de praça ou fazer piqueniques no Passeio Público, em pleno centro de Curitiba, e a assistir gratuitamente os maiores títulos operísticos nas telas gigantes do Coreto Digital.


Ainda com as restrições de público e aglomeração, a solução foi proporcionar apresentações consagradas e ultra-tecnológicas de forma a também proteger o público.

A inovação e o audiovisual são os principais atrativos desta edição, como ressalta Marino Galvão Jr., diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura: “O Coreto Digital mais uma vez reforça as suas multi possibilidades. Assim como os curtas-metragens, as transmissões ao vivo de concertos e os videoclipes dos grupos locais, as grandes Óperas serão exibidas para que o público do parque tenha contato com o que há de melhor na música erudita”.

Produzido pela Guairacá Cultural, com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba através da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, esta edição do Festival de Ópera mantém o foco também no ineditismo. Em memória aos falecidos em decorrência da pandemia de covid-19, a programação traz um concerto com obras inéditas do compositor Léo Kessler (1882-1924), fundador do conservatório que deu origem à Faculdade de Artes do Paraná, e uma pequena cantata recém-descoberta em Praga, de Mozart e Salieri, que fala de recuperação da saúde de uma cantora chamada Ofélia.

“A centenária filha de Kessler, Dorothea Kessler e sua sobrinha-neta Denise Ernlund faleceram há poucos meses e não chegaram a ouvir estas composições que aguardam mais de um século serem restauradas e estreadas. É para elas e para todas as vítimas desta pandemia” explica o diretor-geral do festival, Gehad Hajar. Em 2016 uma ópera de Léo Kessler, Papílio Innocentia, com letra de Emiliano Pernetta foi estreada pelo mesmo festival, no palco do Guaíra.

A última edição do Festival foi em 2019 e contou com público de 40 mil pessoas que assistiram 32 espetáculos gratuitos durante um mês de programação. O destaque foi a estreia mundial da ópera “Marília de Dirceu”, de Júlio Reis.





-----------

Serviço

Evento: VI Festival de Ópera do Paraná
Datas: de 5 a 10 de Outubro
Local: Coreto Digital - Passeio Público de Curitiba
Entrada Franca





Programação:

05/10 -18h
La Traviata (Duração: 2h15)

06/10 - 18h
Rigoletto (Duração: 2h05)

07/10 - 18h
A Viúva Alegre (Duração: 1h57)

08/10 - 18h
Manon Lescaut (Duração: 2h10)

09/10 - 18h
Turandot (Duração: 1h54)

10/10 - 16h
Concerto Kessler e Cantata Per la ricuperata salute di Ofelia
(Duração: 1h)

10/10 - 18h
Orfeu e Eurídice (Duração: 2h09)

Como chegarAbrir no Google Maps

Contato:

VI@festivaldeopera.org
imprensa@festivaldeopera.org
Tel. [41] 99767-7000

www.festivaldeopera.org

Gostaria de receber alertas da programação?

Faça contato conosco
[41] 99767-7000
Passeio Público, Curitiba